domingo, 11 de novembro de 2012

São Miguel do Iguaçu: Professoras fazem pão com legumes plantados por alunos


Para incentivar as crianças de uma escola de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná, a comer frutas, verduras e legumes, as professoras criaram algumas receitas coloridas que ajudam as crianças a experimentar os pratos. Alguns dos produtos utilizados nas receitas são plantados pelos próprios alunos, que são estimulados a cuidar de uma pequena horta.
A iniciativa partiu da Associação dos Produtores de Agricultura e Pecuária Orgânica da cidade. de São Miguel do Iguaçu. “A ideia do projeto é criar um sistema diferenciado de cultivo, que faça uma dinâmica para trabalhar com as crianças, até 12 anos, para que elas interajam com a horta”, conta o técnico agrícola Adelar Soares de Oliveira.
Na escola, uma das receitas que têm feito sucesso com as crianças é o pão colorido. A receita leva diversos legumes e ajudam na dieta das crianças. Veja abaixo como preparar.

Ingredientes do pão:
3 beterrabas
3 cenouras
1 maço de espinafre
1 xícara de óleo
1 colher de sal
10 colheres de açúcar
2 quilos de farinha de trigo (até dar o ponto)
fermento caseiro

Ingredientes do fermento caseiro:
6 colheres de farinha de trigo
6 colheres de açúcar
1 colher de sal
1 jarra de água com aproximadamente 2 litros de água
Misture, reserve e deixe por 48 horas.

Modo de fazer:
Primeiro coloque metade da jarra de fermento em uma travessa, depois acrescente o açúcar, o sal, o óleo e a farinha até dar ponto. Misture bem. A massa não pode ficar muito consistente.
Divida a massa em 3 porções. Vem a hora de acrescentar os legumes. Bata as cenouras com uma xícara de água no liquidificador. Misture em uma porção da massa e coloque mais farinha até a massa ficar em uma consistência que dê para enrolar o pão. Fazer o mesmo procedimento com a beterraba e o espinafre.
Deixe as massas crescerem por 5 ou 6 horas. O processo de crescimento desta massa é mais lento do que quando se usa fermento químico.
Depois da massa crescida é só enrolar o pão. Pode-se fazer tranças ou inventar o formato desejado. Use a criatividade. O resultado é um pão colorido, saboroso e nutritivo.
Fonte: G1 Paraná

Nenhum comentário: