IAP deve monitorar a balneabilidade da água e a qualidade da areia das praias (Foto: Chuniti Kawamura/AENoticias/Divulgação |
Um helicóptero será enviado para fazer resgate e salvamento. A Central de Recuperação de Afogados deve contar com uma equipe especializa e funcionará no Hospital Nossa Senhora de Navegantes, em Matinhos.
A limpeza pública ficará a cargo de coletores de lixo e veículos. Saneadores automatizados irão limpar a areia das praias nos 61 quilômetros da orla.
Os veranistas terão à disposição internet sem fio gratuita. Pontos serão instalados nos maiores municípios do litoral pela Copel. O serviço será estendido para alguns balneários do Lago de Itaipu, na região oeste do estado.
Na área de saúde, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem devem fazer plantões especiais durante a temporada. Os equipamentos e medicamentos também serão ampliados. Sete ambulâncias de suporte básico e uma UTI móvel estarão no litoral durante o período. A Secretaria da Saúde ainda deve oferecer testes rápidos de AIDS, hepatites virais e sífilis.
A balneabilidade da água será monitorada, semanalmente, em 49 pontos de rios e mar pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O IAP também irá verificar a qualidade da areia da orla, além de coibir desmatamentos e a caça predatória.
A vigilância sanitária também está sendo trabalhada. Bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas, mercados de peixe e vendedores ambulantes estão sendo treinados, desde outubro, para se adequar às leis de vigilância sanitária.
Com a previsão de 200 mil veículos nas estradas que dão acesso às praias, as rodovias irão receber melhorias e obras de manutenção e de recuperação. A previsão da Secretaria de Infraestrutura e Logística é que o trabalho seja concluído até o dia 15 de dezembro. O ferryboat, que liga Matinhos a Guaratuba, contará com um reforço no atendimento. O número de embarcações será ampliado.
Fonte: G1 Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário