segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

MUNDO: Casa que estava em meio de estrada é derrubada na China

Carros têm de contornar prédio na cidade de Wenling, na China; casa foi demolida no fim de semana

Uma casa de cinco andares que estava no meio de uma estrada de Wenling, no leste da China, foi derrubada no fim de semana após os últimos inquilinos chegarem a um acordo com os construtores após um ano e meio de negociações.
O caso ficou conhecido na semana passada quando a imprensa internacional publicou uma série de fotos da casa, que ficou no meio da estrada que ligará a cidade à nova estação de trem. Para a construção do acesso, foram demolidas 450 construções na região.
Após a casa ficar famosa no mundo todo, Luo Baogen, 67, e sua mulher aceitaram uma proposta de indenização da construtora da estrada de 260 mil iuanes (R$ 86 mil), 17% a mais que o oferecido aos outros inquilinos pelo imóvel.
Luo não havia aceitado a indenização entregue aos outros moradores e ficou um ano no local, exigindo compensação de 600 mil iuanes (R$ 200 mil). Apesar do conflito, a construção da estrada avançou e a casa ficou coberta de asfalto dos dois lados.
Segundo a agência Xinhua, o idoso disse que aceitou as explicações do governo para poder assinar o acordo e sair do terreno. "Nunca pensamos em morar para sempre em uma casa no meio de uma estrada".
Casos em que as casas ficam meses ou anos em meio de obras de infraestrutura são comuns na China. Em 2007, o governo de Chongqing, região central do país, fez um fosso de dois metros de profundidade ao redor de uma casa para pressionar dois inquilinos.
Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: