domingo, 10 de março de 2013

Brasil é líder de mortes por arma de fogo

Imagem Internet
O Brasil colecionou mais um recorde, só que desta vez além de bastante indesejável, também muito triste.
O país é o líder de mortes por arma de fogo, dentre os 12 países mais populosos do mundo. Em 2010, foram 36.792 homicídios por tiros, contra 17.561 mortes do segundo colocado, o México.
Os dados bastante vergonhosos, constam do Mapa da Violência 2013, que analisa dados coletados pelo Ministério da Saúde referentes a 2010.
Quatro municípios brasileiros superam a marca de 100 óbitos por arma de fogo em cada 100 mil habitantes, dois ficam na Bahia, Simões Filho e Lauro de Freitas, os outros dois estão no Paraná, Campina Grande do Sul e Guaíra.
De acordo com o sociólogo coordenador da pesquisa, Julio Jacobo Waiselfisz, a média nacional está em 19 mortes por arma de fogo a cada 100 mil habitantes, mas diversos estados ultrapassam a casa dos 30 óbitos por tiro.
O sociólogo também cita como causa da sensação de impunidade os baixíssimos índices de resolução de crimes de homicídio no Brasil, que variam entre 5 e 8 por cento do total de óbitos.
Nos Estados unidos, esse percentual sobe para 65 por cento, no Reino Unido é de 90 por cento e na França, fica em 80 por cento.

Nenhum comentário: