quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Sanepar propõe aumento de 10,62% na tarifa de água e esgoto

(Foto: Ana Laura Holtz / G1 Itapetininga)
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) divulgou nesta quinta-feira (31) uma nota na qual informa que propõe um reajuste de 10,62% na tarifa de água e esgoto. A reunião que decidiu pela correção foi realizada na terça-feira (29).
A proposta ainda precisa ser analisada pelo Instituto de Águas do Paraná, que é o órgão que regulamenta e fiscaliza o serviço de saneamento básico no estado.
Desde que o governador Beto Richa (PSDB) assumiu, a tarifa de água e esgoto do estado foi reajustada duas vezes. Ao todo o percentual ultrapassa 30%. O último aumento foi em abril de 2012, quando houve aumento de 16,5%. A tarifa não sofreu nenhuma alteração de 2005 a 2010.
O Instituto de Águas do Paraná tem autonomia para deliberar sobre o reajuste. Ele pode negar ou aprovar um aumento maior ou menor do que o proposto. Não há prazo para que o parecer seja divulgado.
Caso o reajuste seja concedido, a proposta é encaminhada para o governador e publicada via decreto estadual. Após a publicação, os novos valores entram em vigor em 30 dias.
Atualmente, as famílias que residem em Curitiba e consomem até 10 metros cúbicos de água pagam R$ 40,89, pelo fornecimento de água e pelo serviço de esgoto. Já no interior, o valor é R$ 38,78.
Fonte: G1

Nenhum comentário: